sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Contra o vento

“Bom dia”. Significa que trata-se de um dia bom? Ou que desejamos que assim seja?
Acordei cansado, com ânimo para assistir Tom & Jerry o dia inteiro.
O encontro marcado com 26 adolescentes (depois outros 25...) e a presença (existência) da família, me deram coragem para mais um dia.
Ao mesmo tempo, sem astral para correria. Lembrei-me da França (não o país, a [B] atriz), e fiz o ritual matinal com atenção, desde o cagão antes do banho, até o cigarro/café depois de um bom desjejum. Talvez hajam outros muitos, talvez não (toc toc toc, isola!)...
Com essa calmaria quase irresponsável, meus planos de deixar a magrela acorrentada na garagem, descansar os tímidos*  e ler o Charlie no metrô ficaram para quarta-feira que vem. Pedalar era a única opção para talvez conseguir chegar na hora. Para simplesmente talvez chegar, é mais complicado: são inúmeras as opções.
Normalmente, mesmo sem o descanso e a leitura do jornal - que é semanal -, costumam ser 12 quilômetros de pedal agradáveis, pela beira do canal... mas hoje, particularmente, o vento se mostrava agitado, agressivo, endiabrado, soprando com força na direção nordeste. Para talvez chegar sem atraso ao palco (matinê com Féssaut), tenho que pedalar na direção sudoeste! E como talvez já vale à pena...
Estava, confesso, difícil sair do lugar. A força do vento intimidava os tímidos, que, apesar de tímidos, já se mostraram eficientes. Sozinho na ciclovia, cheguei a achar, por um lapso, que ele - o vento - estava zangado comigo, que seu objetivo era me impedir de avançar. Quanta pretensão! Lembrava da França (não o país, a [B] atriz), e continuava pedalando, para, talvez, chegar, talvez, menos atrasado.
O vento, que não conseguia impedir-me de avançar, resolveu tentar me derrubar. Rajadas violentas desviavam-me por segundos do meu caminho, já longe de onde eu havia partido. As lágrimas confundiam-se com o suor e escorriam até os cantos (com espuminha branca) da boca, fazendo-me sentir, literalmente, o gostinho do esforço, da dor.
Cheguei 5 minutos atrasado. É melhor eu me apressar: ainda tem o caminho da volta! O vento acalmou, mas parece que vai chover. Talvez não...
07 de outubro de 2015.

*músculos